Trabalho sobre Acessibilidade

Aplicativo de Transporte Municipal

Controle de Consumo de Água

Sistema de Abastecimento de Descarga

Inovação Tecnológica

 

Os alunos do 3º ano de informática integrado ao Ensino Médio da Etec Gino Rezaghi desenvolvem trabalhos que fogem do lugar comum. Os trabalhos, que servirão como Trabalhos de Conclusão de Curso da turma foram expostos nos dias 17 e 18 de setembro, na V Feira Técnico Científico Cultural, como amostras do que eles estão desenvolvendo, e deixaram os visitantes impressionados.

 

Acessibilidade

 

Pensando na acessibilidade e em inclusão social, o gurpo formado por Gabriel Morais, Guilherme Jardim e Raul Pastrello estão desenvolvendo, com a tecnologia Arduíno, um dispositivo de auxílio a locomoção de deficientes visuais. Um colete, com vários sensores de distância, que emite um ruído caso encontre algum obstáculo a frente. Esse som vai aumentando conforme a pessoa chegue mais perto do obstáculo, para que o usuário tenha noção exata da distância. É uma alternativa para quem não tem o cão-guia, pois além de tudo, o valor seria muito menor.

 

Visão de Necessidade

 

Já o grupo formado por Nathan Christian, Rubens Ferreira e Larissa Oliveira, vendo uma necessidade da população, está desenvolvendo um aplicativo de monitoramento do transporte coletivo municipal. Com esse aplicativo, é possível não só saber os horários dos coletivos, como também saber quanto tempo levará para que o ônibus chegue ao ponto onde você está, se ele está em um engarrafamento, mostrará para você o ponto de ônibus mais próximo de você, entre outras ferramentas. Com isso é possível você planejar melhor os seus horários, e não correr o risco de "perder o ônibus".

 

Água

 

Com o "problema hídrico" que estamos vivendo, alguns grupos focaram nesse problema e estão desenvolvendo produtos para que tenhamos uso consciente da mesma. O grupo formado por Ana Carolina, Carolina Borges, Jonata Ferreira e Leonardo Bernardes pensaram no desperdício que é a água limpa, potável, própria para consumo, no vaso sanitário. Pensando nisso, utilizando a tecnologia Arduíno, eles pensaram no seguinte projeto. O local terá um reservatório externo, que irá captar água da chuva. Esse reservatório ficará interligado ao(s) vaso(s) sanitário(s) do ambiente. O arduíno fará o controle do fluxo dessa água, com um sensor dentro do reservatório. Enquanto o reservatório estiver cheio, a água que irá para o vaso será essa. No caso do esvaziamento desse resrvatório, esse sensor emitirá um sinal informando, para que  a caixa d'agua seja utilizada. Quando o reservatório estiver cheio novamente, esse sensor enviará novamente a informação, para que seja novamente a utilizada a água do reservatório.

 

Controle de Gasto

 

Outro trabalho feito pensando em economia de água, foi o do grupo composto por Alisson Ferrari, Estéfani Cristina, Felipe Soares, Maria Carolina e Patrik Gean. Eles criaram um sistema que, com sensores na entrada e saída da caixa d'água, informa ao morado o quanto de água foi consumido, para que o morador possa controlar melhor o seu uso.

Etec Gino Rezaghi - Todos os Direitos Reservados.

  • Canal Etec Gino
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page